Diário de Viagem - Madri - 2 dias!


Nunca pensei que iria fazer um bate-volta na Europa, mas não teve jeito. 

Atualmente não estou lecionando em Universidade, mas me dediquei muito no curso do Mestrado e foi ele o responsável pelas mudanças em minha vida. 

Tudo mudou após o Mestrado, pois finalmente consegui minha tão sonhada independência financeira e uma carreira que me deixasse feliz. 

Junto a isso, eu e minha BF: Daniele Matos de Oliveira, hoje praticamente Doutora, decidimos produzir um artigo e concorrer a uma vaga no CONPEDI  que nos resultou na aprovação do artigo: "NECESSIDADE DE PROTEÇÃO DA SAÚDE DO TRABALHADOR FRENTE A PRECARIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO".



Detalhe: o Congresso seria na Espanha, precisamente em Zaragoza!

O que fazer na Espanha num feriadão? Graças a Deus que a data de nossa apresentação caiu no feriado de 7 de setembro, o que nos possibilitou folga em nossos serviços.

Como eu não conhecia a Espanha e o voo era até Madri, ficamos hospedadas lá por um dia inteiro na ida e depois pegamos um trem bala (para não perder tempo) para Zaragoza.








 Voo

Air Europa -  Tinha um voo perfeito ida e volta (Salvador/Madri) direto com um preço ótimo. Mas os dias não eram favoráveis.

TAP - um pouco mais caro, mas sem a tarifa de bagagem ficaria show. A grande questão: conexões chatas (Salvador/São Paulo/Portugal/Madri).

Fomos de TAP.

OBS1: Poucos dias e clima ameno na Espanha, fomos só com bagagem de mão ( depois darei dicas em outro post sobre isso).

OBS 2: No retorno, muitas pessoas de mala de mão, a TAP praticamente nos forçou a despachar nossas malas, sem custo adicional. Não gostei, porque sujou nossas malas e no retorno ainda tive que esperar quase duas horas para pegar a bagagem despachada. Quem conhece o Aeroporto de Salvador, sabe o que estou falando.

OBS 3: A TAP criou um terminal maior e separado para os voos destinados ao Brasil que é bem ruim, pois o free shop é minusculo. Pensei em comprar umas lembrancinhas e não consegui porque era pior do que o free shop de Salvador.








Hotéis:

Ficamos em três hotéis que não me recordo o nome. Os de Madri foram excelentes e se localizavam na Gran Via, o que prejudicou o meu bolso! kkkk.. A Gran Via é a rua de compras de Madri com lojas maravilhosas.

Trem bala: 

Fomos para Zaragoza de trem bala. Compramos as passagens pela internet e utilizamos o trem da empresa AVE/ Renfe. 
Foi muito rápido mesmo! Lá dentro tem lanchonete, as poltronas são largas e confortáveis. As bagagens podem ficar nos bagageiros superiores que são grandes. Não balança muito, apesar da alta velocidade. Amei e recomendo!

Como conhecer Madri em 2 dias?

Eu pensei que isso fosse impossível, mas fizemos mágica! Como? Como? 

Essa dica também serve para Buenos Aires e outras cidades que dispõe de um ônibus especial. Oi? Não entendi.

Relembrando uma viagem que fiz para Buenos Aires por volta 2012 (tem tempo, hein?) que a agência de viagem havia cancelado o meu city tour. Sim, haviam cancelado e me comunicaram no dia e pasmem, em espanhol! A sorte que eu tenho uma noção razoável de espanhol o bastante para dizer muitas coisas desagradáveis. rss

Fiquei desesperada, pois só tinha aquele dia para fazer o city tour. Foi então, que a recepcionista do hotel (IBIS Obelisco), vendo a minha decepção, indicou o Bus Turistico. Era um ônibus que disponibilizava tickets de 24 e 48 horas de visita aos principais pontos turisticos com direito a descer nos pontos, ficar o tempo que quiser e pegar o ônibus seguinte para o próximo ponto. 

Com isso, pesquisei se em Madri também existia um ônibus similar e para a minha felicidade, tinha sim! Dois: o ônibus amarelo e o vermelho.

Qual a diferença?

O ônibus amarelo não dá a possibilidade de descer e pegar o ônibus seguinte. A pessoa fica no ônibus todo o percurso, com um fone de ouvido com um guia em português e apreciando a cidade.
É mais barato, mas não achei interessante, porque eu tenho que descer, tirar foto e a depender, visitar internamente os museus, parques e outros locais da cidade.

Optei pelo ônibus vermelho (Madri City Tour) que tem o sistema "hop on, hop off" - você pega o ônibus em um dos pontos, no meu caso, na Gran Vía, escolhe o seu ticket de 24 ou 48 horas (tem que guardar bem direitinho) e vai curtindo.

Ele tem duas rotas, a rota da Madri antiga e a rota da Madri moderna. Se você tiver só um dia para fazer o city tour, eu aconselho pegar a rota da Madri antiga, o que eu fiz.

Escolhendo a rota, marquei no mapa os principais pontos que gostaria de visitar:

1- Visita ao Palácio Real e aos jardins do Palácio: Não entrei no Palácio, porque a fila estava grande e fiquei com receio de perder muito tempo. No meu caso, já conhecia outros palácios, mas me arrependi de não ter entrado.

2- Catedral de Almudena: Fica no mesmo ponto do Palácio, logo à frente. Muito bonita.

3- Plaza de España e Plaza del sol: Local bom para comprar lembrancinhas! O destaque é o Monumento à Cervantes, com uma escultura de Dom Quixote e Sancho Pança na Plaza España.
A  Plaza del sol, como o próprio nome diz, é outra praça que segue os moldes da Plaza España. Em ambas, podemos encontrar deleciosas paellas enormes! Dá para comer 2 pessoas!


5- Museu del prado:  Eu e minha amiga adoramos museus, então nós entramos e visitamos. Senti falta de um guia "personal", mas fui me virando lendo as informações das pinturas e esculturas que havia gostado mais. Muito bom!

Como estávamos hospedadas na Grand Vía, deixamos para fazer compras no retorno de Zaragoza, até para saber quanto de dinheiro tinha sobrado.



Lojas que não pode deixar de visitar:   Primark (ficamos loucas com tanta coisa barata), Sephora (sempre!), El corte Inglés (de cosmesticos, a roupas e temperos). Daniele me fez comprar um sal trufado, com embalagem em forma de ovo.. confesso que comprei só pela embalagem, pois não sou "gourmet" igual a ela.

Pizza quadrada no El Corte Inglés.


Ônibus Vermelho:

Horários:
De 9h00 às 22h00, com saídas a cada 10-15 minutos dos pontos.

Preços:
Adultos: €21
Crianças e Terceira idade (7-15, +65): €10 (€9 online);
Menores de 7 anos não pagam.


Mais dicas? Deixe sem comentário!




Comentários